Case de sucesso: O poder do Azure

Por meio do programa ISV-ON, a Ingram Micro Brasil conduziu a migração da Funil de Vendas para a plataforma da Microsoft na nuvem. A Startup teve ganhos em performance e velocidade, que já são sentidos pelos usuários.

Thiago Pirinelli e Percival Oliveira trabalhavam com workshops sobre inovação e processos de vendas dentro de empresas. Ao mostrar visualmente como um pipeline eficiente deveria ser construído, os sócios criaram um termo abrasileirado para facilitar o entendimento do conceito – no caso, a expressão escolhida (e traduzida) foi funil de vendas.

Nasceram assim a marca, a empresa, o software CRM e a metodologia Funil de Vendas. “Demos o start a um movimento de método que hoje é estudado por milhares de vendedores no Brasil. Eu não conheço algum que nunca tenha ouvido falar desse conceito”, diz Pirinelli, proprietário e CMO da companhia.

À época, eles usavam design thinking para entender todo tipo de companhias e criar planos de ação para que elas batessem suas metas. “A gente tinha consciência de que deixava um legado nos workshops, mas não sabíamos se elas colocavam aquilo em prática no dia a dia”, conta o profissional.

Diante dessa questão, os sócios decidiram trabalhar para mudar esse cenário. Pirinelli conta que, após estudar diversos modelos, decidiram abrir uma unidade de negócio de tecnologia. O plano era desenvolver um software visual, simples de ser usado e que pudesse entregar ao vendedor um passo a passo de como trabalhar as vendas – da prospecção até o fechamento.

REDUÇÃO DOS CUSTOS

Em 2014, a Funil de Vendas passou por um processo de consolidação, para se transformar em uma unidade de negócio autônoma, funcionando via SaaS. Foi aí que a empresa buscou uma equipe para desenvolver uma nova
versão da plataforma para funcionar no Azure, da Microsoft, em modelo de cartão de crédito.

“Quando conhecemos o parceiro, identificamos que existia a possibilidade de baratear seus custos, reduzindo os encargos com IOF, impostos e variação cambial”, destaca Ricardo Senna, Business Development Manager – ISV da Ingram Micro Brasil. No programa ISV ON, a Funil de Vendas passou por uma avaliação de toda a sua infraestrutura, em que a Ingram entendeu de quais configurações e máquinas eles precisavam para desenvolver ainda mais o negócio.

Após um dimensionamento no Azure para a Funil de Vendas, ficou claro que a empresa estava trabalhando em um contrato antigo e que não desfrutava uma série de funcionalidades novas – e ainda pagava muito por isso. Então, a Ingram sugeriu fazer a administração desse contrato e migrar a startup para uma nova infraestrutura.

“A Ingram foi um ponto crucial para desenvolvermos esse novo modelo de hospedagem dentro dessa estrutura tecnológica da Microsoft, em um contrato gerenciável”, diz Pirinelli. Ele lembra que pagava uma média de R$ 6 mil por mês. Hoje, está em torno de R$ 3,4 mil. “Nós economizamos 44% em hospedagem ao realizar a migração das operações para a nuvem da Microsoft.”

BRAÇO DIREITO

O Azure é um grupo de recursos muito amplo, que fornece aos parceiros da Ingram Micro a chance de desenvolver suas soluções em qualquer vertical. “Junto com a plataforma, a Microsoft também consegue oferecer soluções comerciais e de marketing para que esses parceiros possam tornar suas propostas mais conhecidas no mercado”, explica o Business Development Manager – ISV da Ingram Micro Brasil.

“A migração foi relativamente rápida. A Funil de Vendas já conhecia a plataforma da Microsoft. Então, a gente deu diretrizes para eles criarem as máquinas com as mesmas demandas e os mesmos requisitos que eles tinham na plataforma recorrente”, destaca Senna. A Ingram Micro ainda conseguiu isentar a startup do pagamento no primeiro mês, para que eles pudessem estabilizar a aplicação e o ambiente.

A distribuidora dispôs de consultores para fazer toda a parte de construção do ambiente com a Funil de Vendas. “Ela nos apoiou mobilizando todo um time de infraestrutura e criando os IDs para o ambiente novo”, diz Pirinelli. “Hoje, a Ingram também nos apoia no controle de gestão financeira com um custo mais acessível. Ao mesmo tempo, a Microsoft nos oferece o material e uma base de conhecimento para explorarmos o potencial do Azure.”

A parceria também ajudou a Funil de Vendas a estreitar sua relação com a Microsoft. “Graças ao programa ISV ON e ao trabalho com a Ingram Micro, a startup passou a ser um parceiro relevante para a fabricante. Hoje, eles têm acesso a times comerciais que geram negócios e eventos, o que concebe uma proposta de valor muito interessante”, diz Senna.

A startup tem uma base tecnológica consolidada, e usa os nomes da Ingram Micro e do Microsoft Azure em seu discurso de vendas. “Falamos de níveis de segurança, gestão de contrato de tecnologia e muito mais. Usamos esses argumentos como prova de venda para fechar negócios”, conta o sócio da Funil de Vendas.

IMPACTO FUTURO 

A Funil de Vendas tem mais de cinco mil usuários conectados todos os dias com o CRM. O plano para os próximos três anos é alcançar 30 mil. “O Azure permite crescimento exponencial em curto prazo e com otimização financeira”, diz Pirinelli. “A gente ganha muita rapidez e expressividade no número de pessoas conectadas sem refletir nos custos da tecnologia.”

O usuário também já sente os benefícios da migração. A plataforma ganhou performance, velocidade de carregamento de páginas e arquivos, e possibilitou à startup dar o pontapé que desejava dentro das otimizações possíveis. “Nós apenas começamos a fazer a cócega na superfície. O ganho de velocidade e eficiência vai ser muito maior na hora em que a gente realmente passar a utilizar todo o potencial que é oferecido por essa infraestrutura enorme.”

Este case foi produzido pela Ingram Micro Brasil e veiculado na 11ª Edição – Ano 5 da revista IM Magazine.